Leitura e capitais editoriais: um estudo de caso da história em quadrinhos Arlindo
a case study of the comic book Arlindo
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i47.1196Palavras-chave:
leitura, HQ Arlindo, financiamento coletivo, capitais editoriaisResumo
O estudo de caso aborda a história em quadrinhos (HQ) Arlindo, originalmente publicada no Twitter (atual X) e lançada em versão impressa pela Editora Seguinte por financiamento coletivo. Com base em John B. Thompson (2013, 2021), pontuamos sobre as mudanças que a revolução digital tem provocado no campo editorial, com ênfase aos suportes de publicação e leitura, e refletimos sobre os capitais editoriais inerentes ao caso. Como resultados, apontamos que o capital informacional da base de leitores contribuiu para o sucesso da campanha de financiamento coletivo, demonstrando os vínculos entre os capitais simbólico e econômico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).