IDENTIDADES, TERRITORIALIDADES E ALTERIDADES LATINO-AMERICANAS NAS CANÇÕES DE MILTON NASCIMENTO

Autores

  • Laan Mendes de Barros Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC-UNESP

Palavras-chave:

Culturas latino-americanas, Milton Nascimento, Música popular, Identidade, Alteridade, Territorialidade.

Resumo

Resumo

Conexões culturais latino-americanas nas canções de Milton Nascimento da década de 1970. A formação de uma identidade brasileira latino-americana em um contexto de lutas políticas que irmanaram amplos segmentos das populações de vários países da América Latina e do Caribe. Identidades, territorialidades e alteridades na sociedade contemporânea e nos processos de midiatização da cultura. Narrativas interdiscursivas e hibridações culturais.

Palavras-chave: Culturas Latino-Americanas; Milton Nascimento; Música popular; Identidade; Alteridade; Territorialidade.

 

Abstract

Latin American cultural connections in Milton Nascimento’s songs of the 1970s. The development of a Latin American Brazilian identity in a context of political struggles that brought together broad segments of the populations of a number of countries of Latin America and of the Caribbean. Identities, territorialities and dissimilarities in the processes of mediatization of the culture. Inter-discursive narratives and hybrid cultures. Keywords: Latin American Cultures; Milton Nascimento; Popular Music; Identity; Dissimilarity; Territoriality

 

Resumen

Conexiones culturales latinoamericanas en las canciones de Milton Nascimento en los años ´70. La formación de una identidad brasilera latinoamericana en un contexto de luchas políticas que hermanaron a diversos sectores de la población de muchos países de América Latina y del Caribe. Identidades, territorialidades y alteridades en la sociedad contemporánea y en los procesos de mediatización de la cultura. Narrativas interdiscursivas e hibridaciones culturales.

Palabras-clave: Culturas de América Latina; Milton Nascimento; Música popular; Identidad; Alteridad; Territorialidad.

Biografia do Autor

Laan Mendes de Barros, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC-UNESP

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, com Pós-Doutorado pela Université Stendhal - Grenoble 3; professor e pesquisador na Universidade Estadual Paulista - FAAC-UNESP

Downloads

Publicado

04.01.2017

Como Citar

BARROS, L. M. de. IDENTIDADES, TERRITORIALIDADES E ALTERIDADES LATINO-AMERICANAS NAS CANÇÕES DE MILTON NASCIMENTO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 13, n. 24, 2017. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/250. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres / Artículos libres