APONTAMENTOS PARA ESTUDO DOS DISCURSOS SOCIAIS A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v15i28.470Palavras-chave:
DiscuRsO, sOciAl, MíMesis, seMiOse, seNtiDO.Resumo
Neste artigo, buscamos demonstrar como o círculo hermenêutico, proposto por Paul Ricoeur, suplanta as fronteiras impostas pelo círculo semiológico, ao contemplar os elementos intralinguísticos e extralinguísticos constituintes do discurso, ou seja, as suas condições de produção e reconhecimento. Ricoeur, ao assumir o compromisso de desenvolver uma hermenêutica aplicada, deixou pistas para os estudos discursivos, especialmente no que tange aos discursos sociais como constitutivos de matérias significantes heterogêneas (Verón, 1987, 1998, 2004, 2013). O texto vincula o processo de semiotização global do mundo a conceitos da Análise do Discurso (AD), a fim de construir apontamentos para análise dos discursos sociais.Downloads
Publicado
28.09.2018
Como Citar
FERREIRA, G. M. F.; SAMPAIO, C. de O. C. APONTAMENTOS PARA ESTUDO DOS DISCURSOS SOCIAIS A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA HERMENÊUTICA. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.470. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/470. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos / Artículos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).