JORNALISMO UBÍQUO E SMARTPHONES: UMA ANÁLISE DE POTENCIALIDADES NOS JORNAIS EL PAIS E O ESTADO DE S. PAULO

Autores

  • Stefanie Carlan da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v15i28.479

Palavras-chave:

Jornalismo UbíqUo, smartPhones, aPlicativos, UbiqUidade

Resumo

Ao longo dos tempos, a produção jornalística precisou se adaptar à evolução tecnológica. Na atualidade, os dispositivos móveis digitais e a conexão ubíqua criam diferentes possibilidades de formatação e distribuição de conteúdo. Os smartphones oferecem qualidades importantes para a redefinição do consumo de informação na atualidade, entre elas estão a portabilidade, a ubiquidade e a sensibilidade ao contexto do usuário. A partir dessa compreensão, apresentamos o conceito de jornalismo ubíquo e seus elementos que servem de base para investigar a apresentação do conteúdo nos aplicativos dos jornais El Paíse O Estado de S. Paulo.

Biografia do Autor

Stefanie Carlan da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jornalista, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

28.09.2018

Como Citar

DA SILVEIRA, S. C. JORNALISMO UBÍQUO E SMARTPHONES: UMA ANÁLISE DE POTENCIALIDADES NOS JORNAIS EL PAIS E O ESTADO DE S. PAULO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.479. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/479. Acesso em: 19 mar. 2024.