JORNALISMO UBÍQUO E SMARTPHONES: UMA ANÁLISE DE POTENCIALIDADES NOS JORNAIS EL PAIS E O ESTADO DE S. PAULO

Autores/as

  • Stefanie Carlan da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v15i28.479

Palabras clave:

Jornalismo UbíqUo, smartPhones, aPlicativos, UbiqUidade

Resumen

Ao longo dos tempos, a produção jornalística precisou se adaptar à evolução tecnológica. Na atualidade, os dispositivos móveis digitais e a conexão ubíqua criam diferentes possibilidades de formatação e distribuição de conteúdo. Os smartphones oferecem qualidades importantes para a redefinição do consumo de informação na atualidade, entre elas estão a portabilidade, a ubiquidade e a sensibilidade ao contexto do usuário. A partir dessa compreensão, apresentamos o conceito de jornalismo ubíquo e seus elementos que servem de base para investigar a apresentação do conteúdo nos aplicativos dos jornais El Paíse O Estado de S. Paulo.

Biografía del autor/a

Stefanie Carlan da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jornalista, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

28.09.2018

Cómo citar

DA SILVEIRA, S. C. JORNALISMO UBÍQUO E SMARTPHONES: UMA ANÁLISE DE POTENCIALIDADES NOS JORNAIS EL PAIS E O ESTADO DE S. PAULO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 15, n. 28, 2018. DOI: 10.55738/alaic.v15i28.479. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/479. Acesso em: 21 nov. 2024.