A literacia midiática e o prazer irônico dos fãs de Verdades Secretas II: análise de comentários no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i40.881

Palavras-chave:

Cultura de Fãs, Literacia Midiática, Globoplay, Verdades Secretas II

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar de que modo a experiência do prazer irônico pode ser observada nos conteúdos compartilhados pelos fãs de Verdades Secretas II no Twitter a fim de relacioná-lo com a literacia midiática. Segundo Ang (1985), o prazer irônico se contrapõe à experiência unicamente afetiva, sendo norteado pela identificação de falhas e incoerências na narrativa. Para isso, realizamos um monitoramento dos tweets publicados pelos fãs durante a semana de lançamento da trama. Conclui-se que os telespectadores interagentes satirizam distintos aspectos da narrativa, ampliando as camadas interpretativas do universo ficcional. 

Biografia do Autor

Eutália Ramos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e do Observatório da Qualidade no Audiovisual.

Gabriela Borges, Universidade do Algarve / Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Escola Superior de Educação e Comunicação, da Universidade do Algarve.
Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e da equipe brasileira da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência
Midiática para a Cidadania (Alfamed). 

Downloads

Publicado

12.10.2022

Como Citar

RAMOS, E. .; SIGILIANO, D.; BORGES, G. A literacia midiática e o prazer irônico dos fãs de Verdades Secretas II: análise de comentários no Twitter. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 40, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i40.881. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/881. Acesso em: 19 mar. 2024.