Reimagining the UN 2030 Agenda by connecting the SDG to Culture, Art and Communication

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.931

Palavras-chave:

Agenda 2030 da ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);, Cultura;, Comunicação

Resumo

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é um plano de governança global que estabelece diretrizes para Estados, organizações públicas, empresas privadas e sociedade civil organizada fundamentadas no desenvolvimento sustentável para garantir a viabilidade da vida para as futuras gerações. Partindo de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e dos seus desafios, este artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica teórica, documental e análise descritiva crítica de iniciativas envolvendo práticas de articulação da Agenda 2030 com o ensino, pesquisa e extensão universitária, com foco em torno da proposta de um ODS específico para Cultura, Arte e Comunicação. Partimos de referenciais teóricos que discutem a relevância da cultura como eixo central para direcionar a transição de uma mudança de paradigmas rumo ao que podemos chamar de Cultura ODS. Para tanto, argumentamos sobre a relevância de destacar a cultura como amalgama e as artes e a comunicação como meios fundamentais e estratégicos para ampliação da influência social e expansão de imaginários em torno de uma nova forma de pensar a sociedade com base nos ODS.

Biografia do Autor

Raquel Cabral

Doutora em Comunicação e Mestra em Estudos Internacionais em Paz, Conflitos e Desenvolvimento Social pela Universitat Jaume I, Espanha. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Comunicação Midiática e Bacharel em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil. É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp. Atualmente suas linhas de pesquisa abordam sobre a relação entre violência e comunicação; comunicação e cultura de paz; educação para o desenvolvimento sustentável; Agenda 2030. 

Thiago Gehre Galvão , Universidade de Brasília (UnB)

Coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da UnB. Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2011). Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) desde 2015. Como professor e pesquisador pesquisa sobre Relações Internacionais do Brasil, História das Relações Internacionais, Política Externa Brasileira, Estudos de Desenvolvimento, Cooperação Sul-Sul, Educação Global.

Downloads

Publicado

31.12.2022

Como Citar

CABRAL, R.; GEHRE GALVÃO , T. . Reimagining the UN 2030 Agenda by connecting the SDG to Culture, Art and Communication. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 44–59, 2022. DOI: 10.55738/alaic.v21i41.931. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/931. Acesso em: 25 abr. 2024.