Chichí Padron

um estudo de recepçao sobre a série sul-coreana Squid Game em Cuba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i45.1093

Palavras-chave:

GLOBALIZAÇÃO, CONSUMO AUDIOVISUAL, CUBA, SÉRIE COREANA

Resumo

Desde as mediações culturais como processos inerentes à compreensão da globalização, o artigo analisa a recepção da série sul-coreana Squid Game por parte dos moradores do bairro Los Sírios, na cidade de Santa Clara, Cuba. A série, que chega ao país através do Pacote Semanal, interface utilizada pela população como meio alternativo às deficiências da internet, responde pela refinada introdução do neoliberalismo através de sua dimensão simbólica. Por meio da etnografia explora-se aproximações e distanciamentos entre o imaginário global engendrado pela série e aquele que funda a localidade estudada centrada no regime socialista.

Biografia do Autor

Tiago Quiroga, Universidade de Brasília

Pós-doutorado pelo Interdisziplinäre Zentrum für Historische Anthropologie, Freie Universität, Berlim, Alemanha. Doutorado Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestrado Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

Yanet Arguelles, Universidade de Brasília

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Design pela Universidade de Brasília (UnB) e formada em Comunicação Social pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba.

Publicado

23.07.2024

Como Citar

QUIROGA, T.; ARGUELLES, Y. Chichí Padron: um estudo de recepçao sobre a série sul-coreana Squid Game em Cuba. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 45, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i45.1093. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1093. Acesso em: 21 nov. 2024.