Literacias E Educação Midiática

A Identificação De Desinformação Por Alunos E Professores No Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1118

Palavras-chave:

Disinformation; Media Education; Literacies; High School

Resumo

Analisou-se a habilidade de professores e alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas no Brasil, em identificar fake news. Observou-se também o possível impacto que conteúdos educativos relacionados à desinformação podem oferecer aos respondetes ao analisar informações potencialmente falsas. Os resultados apontam a insuficiência de apenas explicar o que é informação falsa e como verificar, e sugere a necessidade de elaboração de planos a longo prazo que estimulem o pensamento crítico sobre o papel da mídia e do consumo de informações.

Biografia do Autor

Adinan Nogueira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992), pós-graduação em Gestão Estratégia de Marketing pela PUC-MINAS, e mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional - Superintendência Nacional da CNEC (2007). É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona (Lisboa/Portugal). Também é diretor da Agência Cervantes Montenegro, professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor na Unifae. Tem experiência na área de marketing e comunicação, atuando principalmente em propaganda.

Ariely Masetti, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Gestora Comercial formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais e atualmente graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na PUC Minas em Poços de Caldas. Possui experiência acadêmica internacional, tendo estudado na Universidade do Algarve, em Faro, Portugal. Além disso, participou ativamente em projetos de extensão durante sua trajetória no IF Sul de Minas. Na PUC Minas, desempenhou o papel de auxiliar no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação, além de atuar como bolsista no Projeto de Iniciação Científica, onde desenvolveu pesquisa sobre Literacias e Educação Midiática, com foco na identificação de desinformação por alunos e professores de escolas públicas.

Downloads

Publicado

11.12.2024

Como Citar

DE DEUS, D.; NOGUEIRA, A.; MASETTI, A. Literacias E Educação Midiática: A Identificação De Desinformação Por Alunos E Professores No Brasil. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 46, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i46.1118. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1118. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres / Artículos libres