Literacias E Educação Midiática
A Identificação De Desinformação Por Alunos E Professores No Brasil
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1118Palavras-chave:
Disinformation; Media Education; Literacies; High SchoolResumo
Analisou-se a habilidade de professores e alunos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas no Brasil, em identificar fake news. Observou-se também o possível impacto que conteúdos educativos relacionados à desinformação podem oferecer aos respondetes ao analisar informações potencialmente falsas. Os resultados apontam a insuficiência de apenas explicar o que é informação falsa e como verificar, e sugere a necessidade de elaboração de planos a longo prazo que estimulem o pensamento crítico sobre o papel da mídia e do consumo de informações.
Downloads
Publicado
11.12.2024
Como Citar
DE DEUS, D.; NOGUEIRA, A.; MASETTI, A. Literacias E Educação Midiática: A Identificação De Desinformação Por Alunos E Professores No Brasil. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 23, n. 46, 2024. DOI: 10.55738/alaic.v23i46.1118. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/1118. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres / Artículos libres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).