A literacia midiática e o prazer irônico dos fãs de Verdades Secretas II: análise de comentários no Twitter
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i40.881Palavras-chave:
Cultura de Fãs, Literacia Midiática, Globoplay, Verdades Secretas IIResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar de que modo a experiência do prazer irônico pode ser observada nos conteúdos compartilhados pelos fãs de Verdades Secretas II no Twitter a fim de relacioná-lo com a literacia midiática. Segundo Ang (1985), o prazer irônico se contrapõe à experiência unicamente afetiva, sendo norteado pela identificação de falhas e incoerências na narrativa. Para isso, realizamos um monitoramento dos tweets publicados pelos fãs durante a semana de lançamento da trama. Conclui-se que os telespectadores interagentes satirizam distintos aspectos da narrativa, ampliando as camadas interpretativas do universo ficcional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).