Reimagining the UN 2030 Agenda by connecting the SDG to Culture, Art and Communication
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i41.931Palavras-chave:
Agenda 2030 da ONU, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);, Cultura;, ComunicaçãoResumo
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) é um plano de governança global que estabelece diretrizes para Estados, organizações públicas, empresas privadas e sociedade civil organizada fundamentadas no desenvolvimento sustentável para garantir a viabilidade da vida para as futuras gerações. Partindo de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e dos seus desafios, este artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica teórica, documental e análise descritiva crítica de iniciativas envolvendo práticas de articulação da Agenda 2030 com o ensino, pesquisa e extensão universitária, com foco em torno da proposta de um ODS específico para Cultura, Arte e Comunicação. Partimos de referenciais teóricos que discutem a relevância da cultura como eixo central para direcionar a transição de uma mudança de paradigmas rumo ao que podemos chamar de Cultura ODS. Para tanto, argumentamos sobre a relevância de destacar a cultura como amalgama e as artes e a comunicação como meios fundamentais e estratégicos para ampliação da influência social e expansão de imaginários em torno de uma nova forma de pensar a sociedade com base nos ODS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).