Música, comunicação e decolonialidade

perspectivas amefricanas de investigação

Autores

  • Tatiana Rodrigues Lima Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.55738/alaic.v22i42.980

Palavras-chave:

Música e comunicação, Amefricanidade, Decolonialidade, Performance

Resumo

O texto discute abordagens decoloniais da comunicação da música a partir do conceito de amefricanidade. A introdução faz referência à crítica à Modernidade empreendida no Norte Global. No item 1, esboça-se uma arqueologia dos estudos decoloniais e debate-se a categoria político-cultural “amefricanidade”. Em seguida são discutidas metodologias na encruzilhada e abordagens sobre performances. A seção 3 problematiza os estudos comunicacionais da música e defende a cartografia como trilha heurística. Conclui-se elencando algumas ações para decolonizar investigações comunicacionais e musicais.

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Publicado

07.08.2023

Como Citar

RODRIGUES LIMA, T. Música, comunicação e decolonialidade: perspectivas amefricanas de investigação. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 22, n. 42, 2023. DOI: 10.55738/alaic.v22i42.980. Disponível em: https://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/980. Acesso em: 22 dez. 2024.