Margot Benacerraf: (non) pioneer of Nuevo Cine Latinoamericano
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i39.784Keywords:
Margot Benacerraf, (Non) pioneer, Nuevo Cine Latinoamericano, Historical invisibilityAbstract
The Venezuelan Margot Benacerraf directed, in the 1950s, two films of great repercussion. There are many relationships between the director's film project and Nuevo Cine Latinoamericano (NCL). However, Benacerraf is hardly mentioned in publications about this movement. We intend to demonstrate that: 1) Benacerraf is a (non) pioneer of Nuevo Cine Latinoamericano; 2) she has been connected in many ways with the NCL, its events and participants; and 3) her invisibility in the movement's history is due to different aspects of the sexism that structures Latin America, and makes women's careers invisible and disruptive.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).