Margot Benacerraf
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i39.784Palabras clave:
Margot Benacerraf, (No) pioneira, Nuevo Cine Latinoamericano, Invisibilidad HistóricaResumen
La venezolana Margot Benacerraf ha realizado, en los años 1950, dos filmes de gran repercusión. Las relaciones entre esas obras, el proyecto de cine de la directora y el Nuevo Cine Latinoamericano (NCL) son varias. Sin embargo, Benacerraf casi no es citada en las publicaciones sobre el movimiento. Pretendemos, en ese artículo, demonstrar que: 1) Benacerraf es una (no) pionera del Nuevo Cine Latinoamericano; 2) ella estuvo conectada de distintas maneras con el NCL, sus eventos y participantes; e 3) su invisibilidad en la historia del movimiento se debe a diferentes aspectos del machismo que estructura nuestra región, y que invisibiliza y interrumpe trayectorias de mujeres.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).