EL ALGORITMO ANTI-INTERSECCIONAL: APORTES DEL PENSAMIENTO LÉSBICO AL ANÁLISIS EN PLATAFORMAS DIGITALES
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v21i39.801Palabras clave:
interseccionalidad; lesbianidad; algoritmo; plataformas de redes socialesResumen
Al tratar de comprender cómo las lesbianas son visibles en las plataformas de redes sociales como YouTube, Instagram y TikTok, nos enfrentamos a la imagen predominante de cuerpos blancos, delgados, jóvenes, sin discapacidades, representando la feminidad. Esto se debe a que, al sumar preceptos de búsqueda para atraer anunciantes al Efecto Mateo (basado en la idea de que al que tiene, más se le dará), los algoritmos acaban actuando de forma anti-interseccional a la hora de dar visibilidad a los contenidos. En este trabajo, problematizamos esta cuestión a partir de investigaciones sobre lesbianidad, señalando la posibilidad de ampliar el debate a otras categorías de diferencia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).