CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS 39ª EDIÇÃO: “Comunicação e Gênero na América Latina”

Call for papers

As desigualdades sociais e as injustiças estruturais determinadas pelas questões de gênero e suas interseccionalidades nos desafiam para a reflexão crítica amparada em uma diversidade de correntes teórico-metodológicas que têm produzido alterações epistemológicas e na produção do conhecimento. Os processos comunicativos têm permitido o conhecimento sobre os ativismos de militância, suas dinâmicas, trajetórias e as subjetividades desses sujeitos coletivos que transcendem a dicotomia homem-mulher, e a América Latina têm protagonizado parte significativa desses movimentos.

 

O dossiê objetiva reunir pesquisas desenvolvidas em diversas regiões da América Latina que estabeleçam conexões entre comunicação e gênero como dimensões centrais de construção de sentido ao tema proposto. A partir de abordagens interseccionais ao entrecruzarem os diversos marcadores sociais, como: às questões de raça, de classe, de identidades sexuais e de etnia e/ou conjugarem as agendas contemporâneas de movimentos sociais de mulheres, ecofeminismos, os ativismos feministas, o sujeito feminino silenciado e subalternizado, a violência de gênero, o autocuidado feminino, o direito das mulheres, o feminismo performático, os coletivos anti-racistas, feministas e LGBTQIA+, as diversidades étnicas, entre outros.

 

Diretrizes para os autores:

Convidamos pesquisadores para que enviem seus textos. A data limite para o recebimento dos artigos: 09 de março de 2022. Os textos devem seguir as normas da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/about/submissions#authorGuidelines) e devem ser submetidos em: http://www.alaic.org/revistaalaic/index.php/alaic/index

 

Coordenadoras do dossiê:

● Maria Cristina Gobbi (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil); cristina.gobbi@unesp.br

● Eloína Castro Lara (Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), México); eloina.castro@correo.buap.mx

 

Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación.

Editada pela Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC), a Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación é uma publicação quadrimestral. É uma revista científica de abrangência internacional, cujo principal objetivo é promover a disseminação, democratização e fortalecimento da escola latino-americana de pensamento comunicacional. Além disso, procura expandir o diálogo com a comunidade acadêmica global e contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade no continente. Disponível no endereço http://www.alaic.org/revistaalaic.