A Inteligência artificial no ensino do jornalismo
caminhos percorridos por cientistas brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i45.1077Palavras-chave:
robô, jornalismo de automação, base de dados, algoritmosResumo
Este artigo evidencia a produção científica brasileira sobre o jornalismo no contexto da Inteligência Artificial (IA) e na automatização de dados, com a intenção de observar movimentos na pesquisa e no ensino. Para tanto, seguimos caminhos percorridos por três pesquisadores brasileiros com maior número de artigos publicados sobre o tema em três anais de congressos (SBPJor, Compós e Intercom) e revistas científicas no período de 2010 a 2020. Chegamos a esses cientistas após uma busca realizada nos sites dos congressos e nas bases da Scopus, Web of Science e Scielo com uma série de palavras-chave, tais como inteligência artificial, algoritmo, automação, robô e base de dados. Entrevistas semiestruturadas complementam este estudo que demonstra a necessidade de repensar o ensino do jornalismo diante das inovações teóricas, sociais, econômicas, tecnológicas e constantes mutações do mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).