O controle da informação por platafomas de mediação de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.55738/alaic.v23i46.1155Palavras-chave:
plataformas digitais de trabalho, mediação, controle de informação, trabalho em plataformasResumo
O artigo discute como o controle da informação é desenvolvido em 10 plataformas digitais de mediação de trabalho em atividades de comunicação. São analisadas: 1. As contradições em torno da informação em relações de trabalho mediadas por plataformas digitais; 2. A assimetria de informações sobre a relação de trabalho em ambientes datificados; 3. O controle e a vigilância por meio da coleta de dados; 4. Sistemas de avaliação gamificados. Em termos de métodos de pesquisa, a opção foi pela abordagem de estudos de caso (Yin, 2001) considerando suas lógicas sociais (Herscovici, 2009) e seus processos de trabalho (Braverman, 1998).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).